Essa data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Você sabia que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo?
Diante disso temos que sensibilizar e informar cada vez mais à população que o tabagismo também é considerado uma pandemia pela Organização mundial da Saúde (OMS), e tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19.
O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose, onde é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar. O fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.inca.gov.br/
https://bvsms.saude.gov.br/
Quem ama cuida. Você e sua família merecem toda atenção e gesto de carinho.